Violência Gera Violência

6 mar

Não sei exatamente o que aconteceu, não sei como a coisa ficou feia desse jeito: o cerceamento de uma manifestação pelos policiais. Sei apenas o que eu vejo nesse vídeo, a brutalidade como eles trataram os manifestantes, como se fosse bandidos ou coisa pior, batendo e atirando como se não tivemos direito escrito na constituição, como se fossem animais irracionais que precisam ser exterminados. Porém, os fins nao justificam os meios. Depois de anos de participação em movimento estudantil, e afastada faz algum tempo, ainda lembro das inúmeras vezes que provocamos situações diversas, que as vezes perdemos o controle da razão, das palavras e da forma de manifestar, causando por vezes tumultos generalizados, para dar mais enfase e para que a midia pudesse divulgar nosso GRITO de ajuda. Como todos sabem, a mídia apenas é para os donos do poder.

Bom, Violência gera violência, já dizia Bezerra da Silva. Não sou a favor dos policiais, que perderam a razão no momento que agrediram os manifestantes, pois sei bem que a policia SERVE o Estado, cala a população, policiais que deveriam estar combatendo o crime e acabam por bater em estudantes que somente queriam ser ouvidos, mas como disse, apenas as imagens nos vídeos não me dizem nada, pois é apenas um versão de tudo. Gostaria muito de acreditar que o DCE, antes dessa manifestação a favor da casa do estudante, tivesse conversando com a pro-reitora de vivência, reitora e até com advogados, para ver a situação deles, porém acho que isso não ocorreu. E se depois de tudo isso, porque não passar em salas, comunicar a comunidade acadêmica do que está acontecendo, manifestar DENTRO do campus antes de ganhar as ruas? Sei que parece maluquice, mas seria o caminho a seguir. Sou contra, depois dos meus tempos de militância, ir as ruas sem antes percorrer todo o caminho, por vezes burocrático demais.

Minhas condolências para quem machucou nesse cerceamento policial, que teve um gosto de ditadura amarga. Espero que esse DCE seja realmente de LUTA, mas que antes, ele saiba conversar e dialogar com todas as esferas, pois eles representam os ESTUDANTES, não apenas um ou mais grupos. Então, vamos começar a dialogar? Demora, mas seria o caminho mais certo, evitando talvez esses embates com esses SERVIDORES DO ESTADO. E se mesmo depois de conversas, o grito preso na garganta não for ouvido, estarei junto de vocês, com vários outros estudantes que vão entender o motivo da luta e ajudaram no grito.

Deixe um comentário